Existe uma ala de jogos que é muito específica para alguns tipos de jogadores e esta é a seção de jogos de "fazenda", ou "fazendinha". Este tipo de jogo, nos consoles, foi criada pela franquia "Harvest moon" e possuía uma simples fórmula: você é um garoto fazendeiro, morando numa cidade pacata, deve desenvolver sua fazenda, plantar e colher frutos da terra, criar animais, fazer amizades com os moradores do vilarejo, participar de eventos e até se casar com uma das garotas da vila.
Ou seja, Harvest Moon é uma franquia "para poucos". Tem gente que ODEIA pelo fato de representar um trabalho árduo e até, em alguns momento, tedioso, mas os que amam, realmente AMAM e costumam ser leais a esta franquia.
Em artigo posterior, talvez eu fale sobre a cissão que teve a produtora original japonesa de Harvest Moon, Marvelous Inc., e sua subsidiária ocidental, Natsume, mas o que você precisa saber é que, atualmente, TODO jogo com o nome Harvest Moon recentemente lançado é agora da Natsume por ela deter os direitos pelo NOME e isto a fez lançar jogos por conta próprio e Lost Valley foi o primeiro fruto desta nova fase.
Clique na imagem acima caso queira compra este jogo na minha loja.
Em Lost Valley, a Natsume introduziu alguns novos elementos, simplificando o uso de ferramentas. Antes, você precisava selecionar manualmente a ferramenta para utilizar ela no seu campo, mas, aqui, você NÃO PRECISA mais, o que diminui MUITO a quantidade de erros que você poderia fazer no jogo (por exemplo, nos HMs anteriores, você podia regar em um local sem nada, desperdiçando água e energia ("stamina") ). Por exemplo, você só consegue usar o regador ("Watering Can") em um quadradinho que já tenha algo plantado por você, em um quadrado normal de terra você só pode arar com sua enxada ("Hoe") e, somente após arar a terra, você pode usar uma semente. Sim, uma, você planta por quadrado, não mais em um ambiente 3X3 por padrão.
Além disso, você também pode cavar no ambiente e inserir terra e modificar o terreno de formas muito interessantes. Você pode subir ou baixar o terreno, tirar ou colocar água fazendo lagos serem estendidos e pode plantar em alto e baixo relevo e isso adiciona a terceira novidade: os frutos da terra "(Crops") são influenciados pela altitude do terreno e o quão molhado ou árido é a terra onde você plantou. Mudando as condições e o ambiente, você pode obter novos "crops mutantes", como, ao invés de nascer cebolas ("onions"), nascendo cebolas roxas, por exemplo.
Os Harvest sprites, que são duendes que trabalham pra "Harvest Goddess", que é a deusa da terra, estão presentes aqui. Eles compensam uma das mudanças ruins do jogo, que é onde você NÃO faz upgrades das ferramentas, onde, por exemplo, sua regadora molharia uma área muito maior do que um quadrado. Ao invés de confiar nos upgrades, você precisa convocar eles e, à medida que eles vão ficando mais próximos a seu personagem, o trabalho deles melhora com o tempo. Mas isto, infelizmente, é um dos pontos fracos do jogo.
Outra tradição de Harvest Moons é o sistema de casamento, onde seu personagem possui pretendentes do sexo oposto para paquerar e casar, de forma muito respeitosa, que é o charme desta franquia. Aqui, temos 6 pretendentes: 3 homens, caso você selecione uma protagonista mulher, e 3 mulheres, caso seu protagonista seja um homem.
Existem duas mudanças em relação aos casamentos que muitos podem gostar ou detestar: na primeira mudança, você NÃO pode mais segurar um item e dar pra alguém: você só dá itens que façam parte de "quests", que é uma nova função deste jogo onde você atende a pedidos de moradores e ganha itens ou receitas após cumprir o pedido. A segunda mudança é a que eu não gostei: você não chega até sua pretendente com o item especial chamado Blue Feather, após cumprir todos os requisitos para casamento: é a garota que vem até você e te pede em casamento, e você só responde "sim" ou "não". Mas fica na opinião de cada um.
Enfim, Harvest Moon: Lost Valley foi um jogo inovador e controverso pelas suas mudanças e pode agradar muitas pessoas e desagradar outras. Mas, sem dúvidas, é mais uma opção para seu Nintendo 3DS.
Comentários