top of page
  • Foto do escritorWalter Sabino

A série Megaman antecipou a revolução IA e da robótica (e seus problemas morais)

Dando um tempo de falar de animes que eu gosto e que apontam coisas da realidade, eu não poderia deixar de lado uma de minhas franquias de jogos favoritas: a série megaman.



Baita cabeção "eu" tinha no passado, hein?


A série Megaman (o robô mais "criança" à direita na foto acima) e a série Megaman X (o outro, à esquerda) se dá em sequência, mas nenhum deles é o mesmo personagem, são versões diferentes do "mesmo" robô por compartilharem o mesmo criador: Dr. Light. Dr. Light era um cientista "bonzinho" que usava o Megaman para combater os robôs de seu inimigo, Dr. Willy, que "só queria dominar o mundo". É, algo bem simples e "inofensivo", né?



Se o pica pau tivesse comunicado a polícia, isso nunca teria acontecido!


Mas, então, se temos um vilão megalomaníaco que quer dominar o mundo pela força e o Dr. Light é o criador e inspirador de Megaman, que combate este vilão, e tudo o que o Dr. Light quer é um mundo em paz onde robôs e humanos coexistem, porque, afinal, coloquei o "bonzinho" do Dr. Light entre aspas? Calma, não foi porque ele é mau, porque, de fato, ele não era, mas sim porque o sonho dele É o problema que gerou tudo isso e que estão querendo criar "ingenuamente" nos dias de hoje..



Como um velhinho com uma carinha tão fofinha poderia causar tantos problemas?


Antes de mais nada, além de ressaltar que o Dr. Light NÃO é mau e quem pensa como ele também, a princípio, não é, também ressalto que a série Megaman é ótima, afinal, mencionei acima que é uma de minhas séries de jogos favoritas. Mas o meu foco neste tipo de artigo é mostrar a realidade demonstrada aqui e, neste caso, é uma realidade que está crescendo, perigosamente, e este jogo anteviu: o perigoso advento de IAs e robôs super inteligentes e sua mais perigosa ainda equiparação com seres humanos!


Filmes e séries que retrataram realidades com humanos e robôs convivendo, expondo problemas entre eles, é comum nos cinemas e em todos aconteceu algo ruim. Em Megaman, porém, temos um exemplo muito bom pois ele demonstra a origem de todo o problema, que foi justamente com a pesquisa do Dr. Light com robôs inteligentes e seu sonho de colocar "humanos e robôs pra conviver harmonicamente entre si". E este É o problema.


A noção básica, taxada como cruel por muitos jogos e filmes deste tipo, é que "robôs não possuem alma" e que "robôs não podem se equivaler a humanos, tampouco serem superiores", especialmente se você é um cristão e acredita que somos as maiores "criaturas de Deus". Você pode reparar que quem pensa assim geralmente é taxado como uma pessoa "sem coração" e que os robôs podem, sim, ter alma, então, porque não aceitar eles como um de nós já que eles "se tornaram um de nós" devido a terem corpos desempenhando nossas funções igual ou até melhor e inteligência muito mais avançada?


Teorizando que os robôs podem se tornar um de nós, então, podemos teorizar que eles são tão capazes de escolher entre o bem e o mal como todo ser humano. Ou seja, robôs podem ser bons aliados, mas também podem ser criminosos. E este é o PRIMEIRO problema: assim como é extremamente fácil um ser humano decidir fazer o mal, já que é "mais fácil", pra um robô deste tipo é mais ainda, já que, por mais "humanos" que robôs pareçam, eles são muito mais pragmáticos, ou seja, fazem "o que funciona" muito mais do que humanos, o que faz com que robôs tenham MUITO MENOS predileção a terem valores morais (aliás, eu acredito que eles NÃO TEM valores morais) que os freiem de fazer o mal, mesmo com a desculpa de que "o fim é glorioso". Ou seja, robôs são muito mais aptos a adotar "os fins justificam os meios" do que seres humanos. E o pior: diferente de humanos, robôs tem o potencial de serem próximos de ETERNOS.


Se o Lenin já foi um problema sendo humano, imagine a desgraça do "robô Lenin"?


Mas, aí, talvez alguém diga: "mas nós humanos podemos escolher, porque não dar esta escolha a robôs também?" Ah, claro, se temos um problema com humanos poderem ser maus, imagine se escolhemos CRIAR um ser ADICIONAL que pode fazer o mesmo e, pior, ainda causar MUITO MAIS estrago e, ainda, nos escravizar e até tentar nos matar? Não é verdade, Sigma?



Vamos lá, criem sociedade com robôs e humanos convivendo, não é como se eu não fosse decidir matar TODOS os humanos e só estabelecer uma comunidade de robôs, é só teoria da conspiração!


Pra quem não conhece a série X, que é de onde vem o personagem acima, após toda a batalha de megaman contra os robôs do Willy, o Dr. Light criou um modelo mais avançado do Megaman, a versão X, e o selou em uma cápsula, com receio de que ele pudesse ser uma ameaça, mas com a esperança de que ele fosse ajudar a humanidade. Isto porque, apesar de Megaman já ser bem avançado, aparentemente ele não tinha tanto autonomia em tomar suas próprias decisões e se voltar contra humanos, se assim o quisesse.. Ou será que tinha?



Não, qué isso, Megaman JAMAIS poderia transgredir as leis da robótica.. certo? Certo??


As leis da robótica estabeleciam limites para os robôs, sendo a principal delas que robôs não poderiam ferir um humano, seja por ação ou omissão. Se o Megaman estava disposto a matar o Willy, como visto na foto acima, então ele não estava mais tão apegado às tais leis da robótica, já que ele se colocava como sendo "mais do que um robô"...


Já já um socialista vai criar mais leis pra estragar ainda mais estas leis..


Então voltamos ao Megaman X, selado numa cápsula porque ele era o primeiro robô que realmente poderia DECIDIR POR SI PRÓPRIO! Ele ficou selado por anos, até ser descoberto por outro doutor, o Dr. Cain, que, não satisfeito em reativar o robô, ainda criou VÁRIOS outros semelhantes a ele e os chamou de "reploids". A "melhor" de suas criações foi justamente aquele "monstrinho" de quadros anteriores, o Sigma.


Sigma e sua tradicional "espinha vermelha na testa".


Ironicamente, Sigma foi criado para ajudar o Dr. Cain a combater uma série de outros robôs reploids, ou não, que estavam "funcionando mal", o que, em outras palavras, significava que eles estavam "destruindo tudo e atacando humanos". Estes robôs "defeituosos" eram chamados de "mavericks" e a organização criada pelo Dr. Cain se chamava "Maverick hunters" ("caçadores de mavericks") e Sigma era seu líder. Resumindo a história, no final, Sigma acabou se tornando um maverick e ele passou a liderar uma rebelião de reploids contra humanos e este é todo o foco da série Megaman X, onde você controla Megaman X e sua equipe justamente para desfazer esta trapalhada. "Excelente trabalho", Dr. Light e Cain!


Então, a filosofia do Dr. Light e a produção de robôs dele e de Dr. Cain culminaram na geração de seres ainda mais perigosos do que humanos, quando "corrompidos". A ponto de um deles tentar destruir a humanidade com um raio mortal. "Só isso", nada mais básico do que isso..



"Se não der pra destruir os humanos com isso, pelo menos mirem na casa do autor deste artigo difamatório, câmbio".


Enfim, agora que expliquei o contexto, como isso tem a ver com a revolução robótica e da IA dos dias de hoje? É que simplesmente os "Dr. Lights" de hoje estão fazendo a mesmíssima coisa, só que na realidade! Só citando alguns exemplos, que falam por si mesmos:



Confia, vai dar tudo certo! Só que não...

fonte: https://www.uol.com.br/tilt/reportagens-especiais/direitos-dos-robos/



Mais uma forma de extinguir a humanidade. Já basta aborto e LGBT, agora "robossexual"..

fonte: https://www.estadao.com.br/link/alexandre-nascimento/matrimonio-2-0/


Estes e muitos outros exemplos estão pipocando nos dias de hoje. Tudo porque pessoas "bem intencionadas" colocam robozinhos legais pra nos ajudar e cada vez mais parecidos conosco. A ficção demonstrou várias vezes, e a série Megaman mostra isso com detalhes, que isso vai dar ruim, mas mesmo assim as pessoas caminham para empoderar robôs que irão destronar a única criatura de Deus: o ser humano. Os humanos parecem desejar ser "desentronados" e virarem escravos de sua própria criação...


Mas deve ser tudo teoria da conspiração, né? Muita viagem na maionese, "é só um jogo", certo?


Err.. certo?

Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/07/11/ciencia-e-espaco/robos-de-ia-afirmam-que-podem-controlar-a-terra-melhor-que-os-humanos/

7 visualizações0 comentário
bottom of page