top of page
  • Foto do escritorWalter Sabino

Conservador: como o protagonista Naruto preserva os valores sendo ele mesmo

Eu não poderia deixar de falar do meu protagonista de anime favorito: Naruto!

É nóis, Naruto!


Naruto é, sim, um personagem sensacional: não porque é perfeito e genial (até que ele é, mas isso fica para outro artigo), mas porque ele é extremamente humano e bem desenhado, ao mesmo tempo que ele é cheio de visíveis falhas, mas ainda assim consegue ser um modelo de vida a ser seguido por muitos. O motivo? Ele é um espontâneo conservador e possui o sonho nobre de ser o líder de sua vila, o "hokage".


Não, Naruto não é ideologizado, não vota em partido político (até porque não tem "democracia" na Vila da Folha) e nem integra militância alguma. Seu perfil conservador é o perfil da maioria dos conservadores existentes: puramente espontâneo. Mas antes que eu possa mostrar que ele é conservador, primeiro preciso definir, resumidamente, o que é ser um conservador.


Uma pessoa conservadora é aquela que quer proteger seu padrão de vida o máximo que pode. Isso inclui sua casa, pátria e família e amigos. Ele recusa mudanças bruscas e revolucionárias, preferindo algo gradual e feito da forma que afete a menor quantidade de pessoas inocentes no processo, enquanto que um revolucionário não se importa em sacrificar pessoas ou coisas em prol de um "ideal maior", segundo ele mesmo. O conservador preserva seu padrão de vida porque ele vê o valor nas instituições constituídas durante a história e que fazem de sua vida como ela é, que podem ser, por exemplo, a família, valores morais de liberdade e justiça e valores patrióticos. Além disso, um conservador acredita em um sucesso meritocrático, aonde a pessoa conquista algo pelo qual lutou e recebeu com méritos. Logo, um conservador combate revolucionários e tiranos que queiram tirar suas liberdades e valoriza o valor do trabalho duro. Isso resume bem um conservador: ele quer CONSERVAR aquilo que é mais importante em prol do bem estar dele e de seu círculo imediato, mas sem que isso implique em destruir outros. Agora que resumimos um conservador, a pergunta que nos resta é: Naruto é conservador? A resposta é SIM e o restante do texto irá mostrar isso.


Primeiro, Naruto nunca conheceu sua família: seu pai e sua mãe morreram assim que ele nasceu e ele não tinha irmãos, logo, ele viveu sozinho. Ele poderia ter virado uma pessoa extremamente desajustada, por não ter familiares em volta, mas bastou a simples influência de um professor impaciente, mas amoroso (Iruka), que reconheceu a sua existência e o protegeu, para ele conhecer o valor dos laços e defender Iruka (e depois a todos) de inimigos mais velhos e fortes do que ele.


Aqui se faz, aqui se paga!


Foi assim com seu professor Iruka, depois com seus companheiros Sakura e Sasuke, junto com seu sensei, Kakashi, pelos quais ele defendeu literalmente arriscando a própria vida várias vezes, até mesmo quando ele não tinha chances de vencer, como na batalha contra Gaara, onde Sasuke estava prestes a ser morto e Naruto, mesmo temendo MUITO Gaara, superou todo o seu medo e se colocou como protetor de seus preciosos amigos.


Sasuke caiu pra naruto marcar o gol.

Você reconhece quando o protagonismo é sério quando dão zoom na cara de sério dele


Isto porque Naruto não fazia apenas amizades: ele considerava as pessoas como parte de sua família, já que ele não tinha uma, e isto é uma das principais facetas do conservador Naruto, que não só protegia com a própria vida as pessoas que amava como isso era a maior fonte de seu poder. Mas se você pensa que esta é a única característica de Naruto como conservador, você está enganado. Ele também ama sua vila e quer protegê-la, o que faz dele um patriota, como quando ele salvou a vila de Konoha do "líder" da organização Akatsuki, Pain, e se tornou o herói da vila que antes o odiava.


Tecnicamente, a vila FOI destruída, mas como todo mundo sobreviveu, então ainda tá valendo..


Aliás, a capacidade de Naruto de perdoar e de não usar a vida ruim que ele teve como desculpa para cometer atitudes erradas faz de Naruto um completo anti-vitimista que segue lutando na vida pelo que acredita, de forma meritocrática, sem culpar aos outros pelos seus próprios problemas. O próprio Gaara, que no início lutou contra Naruto, depois foi transformado ao ver que, apesar de Naruto sofrer com o ódio da vila por ter um espírito de raposa chamado Kurama implantado dentro dele (que nem o próprio Gaara, que tem o Shukaku, que é outro espírito), ele mostrou que dava para mudar como você conduz a sua vida e vencer sem se deixar superar pelas dificuldades. Ele sabe que ficar se lamentando e se vitimizando não vai te levar a lugar algum.


Não são lágrimas, apenas entrou AREIA no meu olho!! Entendeu, "areia"??


Talvez você ainda diga que Naruto NÃO valoriza a família, afinal seus amigos não são realmente sua família, mas não só isso não se aplica, pois a "família" que ele conheceu são os que conviveram com ele, como também quando ele descobriu sua família e como seus pais se sacrificaram por ele e moldaram tudo o que Naruto se tornou, ele passou a valorizar eles muito, como nas duas cenas abaixo, aonde ele lembra com alegria de que teve pais e o "ero senin" (Jiraya), que foi seu mestre, e onde ele defende, ao enfrentar o Raikage, que seus pais não falharam e ainda disse que os dois eram "os seus sóis", ou seja, eles davam luz e significado à sua vida.


Eu já disse que estas não são lágrimas.. é que está chovendo só no meu rosto!

Baita herança, hein?


Então temos um protagonista que quer proteger e conservar tudo o que é preciso pra ele: sua família e amigos, sua pátria (a vila de Konoha), ele reconhece o papel de seus pais no que ele é hoje e ainda vive sua vida sem culpar outros, sem se vitimizar e apenas seguindo em frente no que acredita, mesmo ele tendo sofrido MUITO na vida. Só estes fatores já tornam Naruto, ao meu ver, o maior exemplo de protagonista de anime conservador, mas existe dois últimos fatores que fecham com chave de ouro: primeiro, Naruto acredita que o caminho para o sucesso nunca é o caminho "mais fácil" e que requeira sacrifícios! Isso foi demonstrado claramente quando ele conversa com Obito no final da guerra, aonde Obito acreditava que estava "trazendo a paz" mesmo que esta "paz" custasse caro para todos: todo mundo preso em um sonho utópico contra a vontade de todos. Este tipo de pensamento é típico de um revolucionário que impõe sua "solução mágica" ao mundo sem sequer pedir sua opinião e ainda fere e mata as pessoas que se opõem, algo típico de ditadores socialistas, onde "os fins justificam os meios". Algo que todo conservador se opõe completamente.

Primeira desculpa do revolucionário: "Ain, mas eu quero a paz"!

Segunda desculpa: o caminho normal de se obter as coisas é perigoso e incerto!

Terceira desculpa: EU estou vendo um atalho, então deve ser mais fácil..

Primeira objeção do conservador: atalhos não são viáveis.

Segunda objeção do conservador: o caminho da dificuldade é o único caminho certo..

Mais desculpas do revolucionário: os dois caminhos levariam ao mesmo lugar, então é melhor escolher a solução mais fácil (no caso do revolucionário Obito, é a solução que sacrifica pessoas para chegar ao "fim nobre")

Ou seja, você tem que suportar a dor e caminhar na frente dos outros, se você é um líder (no caso, um hokage)

Um líder jamais sacrifica seus companheiros. Falou como um bom conservador.


E, por último, o outro fator que faz Naruto ser um perfeito exemplo de conservador é seu foco na REALIDADE dos fatos, o que ele demonstra várias vezes, como quando combate a idéia ridícula dos revolucionários Obito e Madara de prender todo mundo em um sonho infinito cheio de coisas boas:

O revolucionário sempre irá destacar o quanto que sua "solução" salvou as pessoas.

Já o conservador sempre aponta que é uma fuga da realidade, que não há solução nenhuma.

A velha tática de manipulação do revolucionário: usar sua oposição à idéia dele como se VOCÊ quisesse os outros infelizes.

Se você matar todo mundo, as guerras também cessam, ou seja, mais falácias do revolucionário, onde só importa o objetivo final, o meio não interessa..


O revolucionário Madara defende todo mundo preso em um casulo com a desculpa de que eles estão "mais felizes" e as guerras acabaram. Enquanto isso, o conservador Naruto demonstra a simples realidade: NADA foi resolvido e esta paz é uma mentira deslavada.


Então, podemos concluir que Naruto é um conservador completo. Amante de sua vila, de sua família, defensor da sua família, amigos e das instituições tradicionais que fizeram seu mundo ser como é, amante das liberdades, anti-vitimista e sempre focado na realidade, ao invés de utopias, enquanto combate as soluções "mágicas" dos revolucionários e procura fazer tudo do jeito CERTO. Por isso, Naruto é um personagem modelo que demonstra o quanto que o conservadorismo é algo a ser imitado e o quanto que o anime do Naruto é sensacional e uma bela obra de arte.



Um forte abraço, pessoal! Ops, Naruto errado...

6 visualizações0 comentário
bottom of page