top of page
  • Foto do escritorWalter Sabino

Cinco motivos porque você deve assistir Sound of Freedom (Som da Liberdade)!

Atualizado: 24 de set. de 2023

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de um certo filme polêmico chamado "Sound of Freedom", traduzido e exibido no Brasil como "Som da Liberdade" (enfim uma tradução literal!)



Calma, minha filha, não tem cenas impróprias neste filme..


O filme em questão é produzido pela empresa Angel Studios, a mesma que tem abalado a internet com a excelente adaptação da vida de Jesus e seus discípulos, chamada "The Chosen" (quem sabe faço um artigo sobre este no futuro). Por ter um viés cristão, mesmo não sendo um filme religioso, o filme tem sofrido muito para ser exibido nos cinemas, mas devido a campanhas massivas de arrecadação, conseguiu alçar rumos inimagináveis e está sendo exibido em todo o Brasil e, por isso, o autor que vos fala assistiu e lhe dará CINCO motivos porque você deve assistir Som da Liberdade!


1) O filme não tem lacração:


O que mais se vê hoje em dia são filmes e animações se rendendo à lacração esquerdista, transformando suas obras de arte em panfletos destinados a jogar na cara das pessoas militância LGBT, feminismo, africanismo e outras pautas de esquerda e esquecendo de entregar uma boa história e um bom filme na maioria dos casos. Por ser um filme feito por uma indústria cristã, ele se afasta da lacração de esquerda, justamente devido ao simples fato de que a esquerda é anti-cristã por natureza, como falo no meu novo ebook "Cristão NÃO é de esquerda", disponível na amazon pelo link abaixo:



Link do ebook: https://www.amazon.com.br/Crist%C3%A3o-N%C3%83O-esquerda-Walter-Sabino-ebook/dp/B0CHLP61DG


2) Ele denuncia fortemente o tráfico de crianças e a pedofilia sem apelação:


Já nas primeiras cenas, há uma exposição de pedófilos consumindo material impróprio, mas, apesar de nenhuma imagem ou vídeo ser mostrada, você consegue entender claramente o que está acontecendo. Isto faz com que o filme não promova a pedofilia, ao mesmo tempo que, escondendo apenas o necessário, denuncia abertamente este mal. E, de novo, de uma forma que todos podem ver, o que não significa que o filme é para crianças, mas apenas devido ao teor do assunto, não pelas suas cenas.


3) O filme é baseado em fatos reais


O filme se baseia na história de Tim Ballard - interpretado pelo ator Jim Caviezel - , que foi um ex-funcionário do governo dos Estados Unidos e fundou a Operation Underground Railroad (traduzido mais ou menos como "Operação Ferrovia Subterrânea")- O.U.R. -, uma organização sem fins lucrativos anti-tráfico sexual com sede nos Estados Unidos.


A organização tem site próprio, inclusive, e lista este filme como um de seus materiais de divulgação.


Link oficial: https://ourrescue.org/


Quem assistir o filme vai entender porque a organização tem a denominação "underground" (subterrâneo) na sigla, uma vez que ela lida com operações furtivas, por estarem lidando com gente perigosa.


Caso consulte o site, na seção de Blog, verá que a história das crianças do filme possuem várias diferenças do que aconteceu na realidade. Afinal, o filme é "baseado em fatos reais", e não uma cópia integral dos fatos reais..


Isso é totalmente normal, temos vários filmes "baseados em fatos reais" que divergem dos fatos em alguns pontos e até mesmo filmes que se baseiam em livros e divergem destes mesmos livros, não é verdade, Harry Potter? Afinal, muitas vezes a realidade 100% "não vende" e detalhes são acrescentados e retirados a fim de dar ao filme um ar mais emocionante, pois, antes de mais nada, filmes são ENTRETENIMENTO.


Entretanto, todas as bases do filme se confirmam na realidade: O Tim existe, trabalha nos Estados Unidos, agiu de forma independente e de forma furtiva no país aonde as crianças estavam e libertou dezenas delas. Isto e as lições do filme são, de longe, o que MAIS IMPORTA.


4) A lacrosfera odiou o filme:


Um filme cristão e sem lacração é a receita perfeita para irritar a claque da lacrosfera: os blogueirinhos adestrados, os críticos chatos, todos prontos a demonstrar, seja de forma furtiva ou escancarada, seu ódio pelo Cristianismo em suas "críticas".


No Omelete, por exemplo, tivemos esta "resenha" de dar inveja a um ex com dor de cotovelo:


"Passaria batido porque Som da Liberdade não tem muita coisa, a título de valor de produção, que possa merecer os holofotes. A trama sobre um agente federal americano (Caviezel) que decide com as próprias mãos desfazer injustiças em terra estrangeira não se difere muito das dezenas de filmes que consumimos há décadas nessa combinação de propaganda militar intervencionista com narrativa de salvador branco. A rigor, o que Som da Liberdade tem a oferecer é o barulho extrafilme e seus factoides (e um ou outro apito de cachorro)."

Fonte: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/som-da-liberdade-filme-critica



Primeiro, menosprezam o filme gratuitamente, mesmo levando em conta o enorme sucesso de vendas do filme no mundo, depois enfiam no filme os velhos estereótipos que eles odeiam: militares e homens brancos, para, no final do parágrafo, dizer que o filme divulga "factóides", sem que o crítico mencione sequer UM deles e sem provar nenhum.


O trecho da reportagem abaixo do Correio do Povo resume outras reações ridículas da lacrosfera em relação ao filme:


Em veículos de renome, como a Variety, The New York Times e The Guardian, as resenhas foram majoritariamente negativas e nelas o filme foi classificado como "semelhante a QAnon" ou simplesmente como irritante.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/espantoso-sucesso-de-sound-of-freedom-abre-outra-guerra-cultural-nos-eua-1.1064415


Pra variar, rotular de "conspiracionista" utilizando a suposta conspiração "QAnon", que seria "sobre uma seita de pedófilos de Hollywood" (o qual eu não duvido), faz parte do modus operandi da lacrosfera. Estão ficando repetitivos, precisam ser mais criativos na calúnia e difamação...


5) O filme retrata um herói sem forçação


Embora vários elementos do filme sejam diferentes da história original, os quais não especificarei para não dar nenhum spoiler, temos, sim, o desenho de um herói que, apesar de virtuoso, nem de longe é perfeito e comete erros.


Em um momento específico, ele quase estraga um resgate ao se emocionar por ter encontrado uma das crianças. Em outro momento, ele quase quebra o disfarce ao tentar convencer um pedófilo de que é "um deles". Mas, independente disso, ele continua firme e realiza diversos atos virtuosos no filme.


Entretanto, mesmo o herói tem seus reveses, Devido a ele trabalhar como um agente furtivo, ele precisa tomar determinadas ações condenáveis "para disfarçar". Isso dá um teor de realismo ao herói, pois, em situações assim, nem tudo é "Preto no branco", a realidade é mais complicada do que isso.


Enfim, espero que estes cinco motivos tenham atiçado sua curiosidade de assistir a este excelente filme. Porque? Veja a resposta abaixo:




1 visualização0 comentário
bottom of page