Antes de mais nada, ressalto que eu NÃO sei se o anime One Piece tinha esta intenção ao criar este personagem, se queria criticar ou endossar isso, mas apenas estou traçando um paralelo certeiro entre todo o contexto da personagem Charlotte Linlin, conhecida como "Big Mom", do anime One Piece, e um ditador comunista qualquer.
Também ressalto que leves spoilers serão dados da série, mas quem estiver assistindo o anime até o último episódio desde a saída de Luffy da terra da Big Mom, "Totto land", não terá spoiler algum. Dado o aviso, vamos começar.
Pra quem não sabe, Big Mom é esta monstrenga assustadora aí de baixo:
Definitivamente alguém com quem eu jamais gostaria de dividir um banco de ônibus...
Na foto, você não terá noção, mas ela é gigante em tamanho e tem entre 4 ou 5 vezes o tamanho (e grossura) de um ser humano normal (em torno de 9 metros). Mas este não é seu maior ponto: ela é, em One Piece, conhecida como um dos 4 Yonkous, que é a denominação japonesa para "imperador". Os Yonkous, em One piece, são os piratas, capitães de seus bandos, mais poderosos dos mares de One Piece e eles possuem uma rivalidade entre eles, ao mesmo tempo que integram um certo equilíbrio, já que são tão poderosos que uma guerra entre eles iria abalar o mundo todo (como a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, mas com 4 nações ao invés de 2), então eles costumam se ater a seus domínios e viver "na deles" até serem confrontados (isso mudou depois, mas não convém ao assunto do texto).
No caso da Big Mom, ela é uma Yonkou que domina uma região de arquipélagos chamada de "Totto Land" ("Totland"), que significa algo como "todos os povos" (você irá entender melhor isso depois). Este universo possui muitas características únicas, sendo as duas maiores delas o fato de ele ser totalmente temático na temática de doces, com cada ilha do arquipélago tendo um doce diferente como tema (bolo, doce, geléia, biscoito, etc.), além de todos os filhos da Big Mom terem um poder de fruta associado a um doce diferente, e em ter objetos e plantas falantes com faces (como aqueles desenhos antigos) por todos os lados.
Esta é a ilha "Whole cake" (traduz como "Toda feita de bolo"), capital de Totto Land. Quer moleza? Senta no pudim... quer dizer, no bolo!
Parece um monte de árvores e objetos alegres falantes como nos desenhos. Mas, NÃO É...
Então, parece ser uma ilha dos contos de fadas: doces por todo o lado, coisinhas "fofinhas" com faces alegres (apesar de isso ser bizarro por si só), nada de errado aqui, certo? Você não poderia estar mais errado. Afinal, esta "utopia" é só uma máscara e um dos vários motivos porque Big Mom é um paralelo perfeito com uma ditadura comunista: lindo e utópico por fora, podre por dentro!
Estas duas características ocorrem apenas por causa da própria Big Mom: os doces por toda parte ocorrem porque ela ama doces, de forma compulsiva, logo se cercou de doces por todos os lados. Já os objetos e plantas falantes e com faces ocorrem por causa da habilidade única da fruta que a Big Mom comeu: a fruta da alma e é aqui que a parte sombria de seu reino totalitário começa!
Eu não sei porque, mas este banquete me lembra o banquete da imagem logo abaixo...
Ah, agora lembrei porque! Pesquise "Maduro churrasco"...
A fruta da Alma permite que Big Mom consiga literalmente extrair a alma ou pedaços da alma de pessoas bem próximas dela se eles tiverem medo dela. Para os habitantes submissos, ela constantemente faz uma espécie de "imposto", chamado de "life or death" ("Vida ou morte"), aonde o habitante sacrifica um pouco de sua alma, perdendo um pouco de seu tempo de vida e o dá a Big Mom. Ela devora este pedaço de alma e depois o joga para os lados como esferas transparentes de energia e onde quer que elas toquem, gerará um "ser vivo" chamado "Homie", que é de onde vem estes objetos e plantas com faces: são coisas inanimadas ou estáticas que ganharam vida, mobilidade e vontade graças a ter parte de almas coletadas pela Big Mom neles. A principal características destes Homies é que eles são os "olhos da Big Mom", totalmente leais a ela (afinal, ela pode cancelar a vida deles a qualquer momento) e, como eles estão espalhados por toda a ilha e possuem uma aparência "inofensiva", são as câmeras de segurança perfeita para ela monitorar cada cidadão e receber informações privilegiadas sobre a terra. Ou seja, a Big Mom não só literalmente escraviza as ALMAS de seus moradores como ainda os vigia de perto por todo o tempo.
Mas, então, isso talvez pareça apenas uma ditadora totalitária, não necessariamente uma comunista? Sim, se não fosse por outras características da Big Mom. Como mencionei acima, um dos significados de "Totto Land" teria algo a ver com "todos os povos". Isto porque a Big Mom é uma utópica que deseja uma terra aonde todas as raças coexistem, onde todos são alegres e que são iguais entre si. Mas, como mencionei acima, a Big Mom não passa de uma ditadora que literalmente escraviza e suga as almas de seus moradores para sobreviver. Assim sendo, ela possui ideais de igualdade, mas, na prática, é uma ditadora, uma característica fundamental da ditadura comunista, que finge querer o fim das classes e a igualdade, mas apenas gera um governo totalitário que acumula todos os poderes. Assim como a Big Mom!
Qualquer semelhança com a propaganda do mundo perfeito do partido comunista NÃO é mera concidência!
Fora o fato de que até a igualdade pregada por ela era uma mentira: um de seus inúmeros filhos, o Katakuri, era marginalizado devido ao tamanho de sua boca e dentes, e uma de suas filhas, por causa que possui um olho no centro da testa... Esta "inclusão" seletiva me parece familiar...
O garoto nem olha pra própria cara de panela pra vir querer bulinar a coitada que tem três olhos, tsc tsc tsc...
Toda a estrutura de contos de fadas, com doces por todo o lado, também reflete a política de "pão e circo" característica de um regime totalitário. Afinal, a pessoa é escravizada, não tem liberdade, mas, vejam só, doces por todos o lado e carinhas felizes, "não posso reclamar". Esta característica, que remonta a série "Alice nos Países das Maravilhas", tem a Big Mom representando de forma fidedigna a também ditadura "Rainha de Copas", que mandava cortar a cabeças de todos que não atendiam aos caprichos absurdos da rainha. Que nem a Big Mom!
Até obesa as duas são, quer maiores semelhança do que esta??
Falando em "caprichos", a Big Mom, como mencionei antes, é uma glutona por doces insaciável e frequentemente possui eventos de "larica", aonde ela literalmente perde o controle quando tem impulso de comer algum tipo de doce e, enquanto não consegue o tal doce, ela destrói tudo pelo caminho (em seu próprio reino!!), inclusive ferindo e matando até seus próprios filhos!
"Eu dei minha vida por você e posso tirar quando eu quiser!" Big Mom pra um de seus filhos, antes de matá-lo.
Ah, você quer sair da terra dela sendo um de seus servos porque viu que ela é um perigo pra tudo e todos? Boa sorte: ela vai mandar você girar uma "roleta da sorte", aonde o desertor precisar pagar o preço da saída do bando dela, que pode ser desde "generosos" membros amputados (repare os braços ali embaixo) até mesmo a própria vida. Mas, não, como toda roleta de jogos de azar em um cassino, ela está programada pra você perder, logo, não, você não sairá vivo se quiser deixar de seguir a Big Mom... aonde vi isso antes mesmo?
Pesquise "justiçamentos" (morte de pessoas que "traíam" o movimento comunista) e você entenderá a relação disso com esta roleta da Big Mom..
Daí, até mesmo o título da Linlin, "Big Mom", reflete uma ditadura comunista: uma líder que praticamente se intitulada "A Grande Mãe", assim como todos os ditadores comunistas se colocavam como verdadeiros "pais" de seus dominados, para esconder a sua dominação absoluta e tirânica sobre eles.
Ops, "pai" errado.. Mas este também serve como exemplo de "pais" comunistas...
Então, temos um governo tirânico, com aparência fofinha, cheio de pão e circo, com concentração absoluta de poder nas mãos de uma única pessoa, toda poderosa, que possui a subserviência total de seus moradores a ponto de literalmente viver consumindo suas almas, que impõe todos os seus caprichos ao seu reino e que possui ideais hipócritas e utópicos de "total igualdade", além de impedir que as pessoas que não concordem saiam vivas... Ainda há alguma dúvida do quanto a figura da Big Mom demonstra, de forma certeira, a verdadeira face de um ditador comunista? Exceto que, em ditaduras brasileiras, "tudo acaba em pizza". Já aqui, "tudo acaba em bolo". Às vezes "com olhos".. Argh!
Comments