top of page
Foto do escritorWalter Sabino

5 coisas boas que o Governo Bolsonaro fez e você não sabia!

O que, Bolsonaro fez coisas BOAS?? Como pode ser isso???



Enquanto o Brasil tinha o PT, reinava a paz e o amor entre todos, não havia corrupção, nem crimes, as pessoas se respeitavam e todos os poderes estavam em harmonia, quando, de repente, o GOLPE contra a PRESIDENTA eleita, Dilma, foi feito e o GOLPISTA Temer assumiu através de um impeachment votado pelo congresso. Aham! Quer dizer, um GOLPE travestido de impeachment e depois a Lava Jato deu um GOLPE prendendo um ex presidente HONESTO fazendo ele ser CONDENADO em três instâncias e colocaram lá o Bozo, o Bigodinho do Nazi tupiniquim, no poder e então O CAOS e a destruição imperaram no Brasil e NADA funcionou.. Ufa!



"Não é porque eu ODEIO ele, é que EU tenho certeza que meu adversário político é o demônio"!!


Parece familiar? Pois bem, é esta a narrativa que a esquerda, especialmente a petista, defende que ocorreu no Brasil. Mas isso tudo não passa de lorota, principalmente por DOIS motivos: primeiro, não existe nenhum governante que deixe de fazer coisas boas e, segundo, o Governo Bolsonaro fez MUITAS coisas boas pelo Brasil, SIM. E esta série de artigos irá listar várias destas coisas, começando com a primeira leva de "cinco coisas boas que o Governo Bolsonaro fez e você não sabia"!


1) Pix


"O que, Pix??? Ain, é FAKE NEWS, foi o GOLPISTA do Temer que começou isso e o governo Bolsonaro só chegou e colocou o nome e pof!



Fonte: https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/bolsonaro-criou-pix/


Eu acho bem engraçado o desespero e a cara de pau da extrema imprensa ao negar que o Governo Bolsonaro fez o pix enquanto admitem que ele foi "Pensado" em 2018, no governo Temer, menos de 1 ano antes de sua criação, mas foi lançado no governo Bolsonaro, em 2020, anos depois. É como se as criaturas tentassem nos convencer que estava tudo feito em 2018, passaram-se 2 anos sem nada ser feito e tudo o que o Bolsonaro fez foi criar o nome Pix, assinar o nome dele e exibir como feito dele. Não é patético isso?


Quando eu tinha um twitter, antes de ser censurado pela DEMOcracia que não aceita que se questione as urnas de Butão e Bangladesh (se é que você me entende), eu falei sobre isso e estes foram meus pontos:


O Pix foi idealizado em 2016, no governo MIchel Temer, sim. Entretanto, isso não quer dizer NADA, já que o grupo de trabalho responsável por COMEÇAR a trabalhar nele só iniciou suas atividades em maio de 2018, no ÚLTIMO ano do governo Temer, entretanto só começou efetivamente a trabalhar nisso NO FINAL DE DEZEMBRO de 2018, em plena transição do governo Temer e Bolsonaro, através do documento abaixo, datado de 21 de dezembro de 2018:




Já vemos várias informações aqui que refutam a narrativa mentirosa de que o governo Bolsonaro não fez o Pix, mas destaco apenas duas,. antes de mais nada: primeiro, ele sequer tinha o nome "pix", era chamado de "ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro" e, segundo, NADA dele havia sido desenvolvido, como se pode comprovar nas palavras do próprio documento:



No parágrafo 2, por exemplo, o documento atesta que "O Banco Central do Brasil ATUARÁ na liderança do DESENVOLVIMENTO dos pagamentos instantâneos no Brasil, com o objetivo de CRIAR, de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específicos, as condições necessárias para o desenvolvimento de um ecossistema de pagamentos instantâneos que seja eficiente, competitivo, seguro, inclusivo e que acomode todos os casos de usos."


Já neste parágrafo, é dito que o Banco do Brasil ATUARÁ, ou seja, isso ainda NÃO aconteceu na liderança do DESENVOLVIMENTO do pix, chamado aí de "pagamento instantâneo no Brasil". Ou seja, ele ainda SERÁ DESENVOLVIDO e, de novo, sequer tem o nome "Pix" ainda.


Só isso já mostra que MUITA coisa só foi feita depois, durante o Governo Bolsonaro, mas ainda tem MAIS, como no parágrafo 3, aonde o documento atesta que "As regras do ecossistema de pagamentos instantâneos SERÃO DEFINIDAS pelo Banco Central do Brasil. No processo de formação dessas regras, o Banco Central do Brasil CONTARÁ com um comitê consultivo permanente"


Aqui, temos estabelecido que nem mesmo as regras do Pix estavam definidas e que sequer o comitê responsável pela elaboração destas regras estava formado. Ou seja, até este nível de planejamento tinha sido feito ainda!


Como se não bastasse isso, ainda temos, no parágrafo 5 é dito que "O ecossistema POSSUIRÁ estrutura flexível e aberta de participação", ou seja, o ecossistema ainda não existe, no parágrafo 6, é dito que "A infraestrutura centralizada de liquidação (...) SERÁ operada pelo Banco Central do Brasil", mais uma vez uma coisa que ainda não ocorreu e por aí vai. Pra finalizar o documento, ele mostra a seguinte imagem abaixo:




Parece familiar? Não? Claro, pois é um mero protótipo, não é especificado o nome, que anda não existia, e sequer a estrutura de chaves de CPF, telefone e e-mail que depois viria a ser parte ESSENCIAL do pix. Ou seja, esta imagem não passa de mísero protótipo, que foi desenvolvido apenas a partir de 2019, ou seja, DUIRANTE o Governo Bolsonaro. Só isso já PROVA que o pix, apesar de ter começado no governo Temer, foi feito integralmente durante o Governo Bolsonaro.


Mas ainda tenho uma prova a mais, pra fechar com chave de ouro. Lembram que o tal "comitê consultivo" ainda ia ser criado para criar as regras do Pix? Pois bem, ele foi criado em 19 de março de 2019 e seu nome era "Fórum PI" (depois virou "Fórum Pix", conforme este site prova:



Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/forumpagamentosinstantaneos


E foi neste fórum Pix que TODO o processo de confecção do Pix foi feito, até o lançamento do Pix no dia 16 de novembro de 2020, também durante o Governo Bolsonaro!


"Ain, mas... mas... mas isso foi feito pelo BANCO CENTRAL, que já era AUTÔNOMO, então não foi o governo do Jair!"


Boa tentativa, mas foi apenas no dia 25 de fevereiro de 2021, três meses APÓS, que foi feita a segunda boa ação do Governo Bolsonaro deste artigo, que foi justamente a...


2) Autonomia do Banco Central


Sim, amigos, em 25 de fevereiro de 2021, o governo Bolsonaro decretou a "autonomia do Banco Central"



Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/02/24/bolsonaro-sanciona-lei-que-estabelece-a-autonomia-do-banco-central-veja-detalhes.ghtml


O motivo disse ser bom é óbvio: se o BC é autônomo, logo o Governo Federal não pode interferir no Banco Central e afetar a economia do país por motivos puramente políticos, tornando o BC mais técnico. Aliás, o próprio Bolsonaro endossou isso:



Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/19/bolsonaro-edita-medida-provisoria-e-transfere-coaf-para-o-banco-central-informa-bc.ghtml


Ou seja, Bolsonaro era a favor disso e foi um dos idealizadores desta boa ação. O Lula? É contra, assumidamente...


Fonte: https://www.estadao.com.br/economia/autonomia-banco-central-o-que-e-entenda-npre/


E ele já está movendo seus aliados pra tentar cancelar esta boa medida. E eles ainda ousam dizer que estão "reconstruindo o Brasil"...




Mas chega de falar de coisa ruim, pois ainda temos mais 3 boas medidas, dentre elas a...


3) Isenção de alvará de funcionamento para atividades de baixo risco


Imagine que você é uma pessoa querendo empreender uma simples padaria na sua cidade. Aí você vai lá, economiza dinheiro, investe em equipamentos e já tem o local pronto pra começar seu negócio, gerando renda pra você, produtos pra sua vizinhança e empregos na região. Só lhe falta uma coisa: um alvará de funcionamento!


Pois é, como uma das várias provas de que o Estado brasileiro é bastante SOCIALISTA, o próprio futuro dono de padaria precisa PEDIR ao Estado autorização pra FABRICAR e VENDER PÃES. Pense por um momento o quão absurdo esta simples premissa é. Mas era o que a lei dizia. Era, até Bolsonaro mudar isso!



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/588685-bolsonaro-sanciona-a-lei-da-liberdade-economica/


Sim, através da Medida provisória 881/2019, sancionada em 20/09/2019, várias empresas poderão ser abertas muito mais rapidamente, incentivando a economia e permitindo que o Estado interfira MENOS na sa capacidade de bancar o SEU negócio!



Ou seja, se você abriu ou foi beneficiado no seu bairro pela abertura de comércios, no período de 2019 pra cima, como pequenos restaurantes, padarias, pequenas lojas de departamento, tabacarias, salões de beleza e costureiras, AGRADEÇA ao Bonorito pois foi através DELE que fazer isso ficou muito mais barato e fácil!




"Ain, mas é só pro pessoal ganhar dinheiro! Cadê a ecologia, hein??"


Apesar de "ganhar dinheiro" não ser nenhum crime e criticar isso ser de natureza socialista, a qual criminaliza o lucro, o Governo Bolsonaro fez muito mais do que isso, inclusive na área ecológica! Sim, amigos, pois foi no Governo Bolsonaro que começou o....


4) Programa Lixão Zero


Sabe aqueles aterros cheios de lixo, que são um local fétido e que só contamina as regiões circunvizinhas e ainda gera cada vez mais lixo? Pois bem foi no governo Bolsonaro que foi lançado o programa "Lixão Zero", que tem como objetivo fechar todos estes lixões no Brasil!


Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/curitiba-lixao-programa/


E isso não ficou só no papel, viu?



Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/09/01/interna_nacional,1301585/lixao-zero-em-tres-meses-mais-20-lixoes-sao-desativados-no-brasil.shtml


Então, se algum desinformado vier dizer que o Governo Bolsonaro nunca fez NADA pela natureza, jogue este projeto na cara dele. Não literalmente, claro, isso seria infantil..


Ah, e falando de infantil, temos ainda o..


5) Programa Criança Feliz


Mais uma narrativa mentirosa cai por terra, a de que o Governo Bolsonaro não se importava com as pessoas, com as famílias, as crianças e sua educação. Existem muitos projetos nesta área implantados durante o governo, mas citarei apenas um, por ora: o "Programa Criança Feliz".



Fonte: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz/copy_of_o-programa


"Ain, mas foi em 2016, durante o governo TEMER, que começou"...


Assim como no caso do Pix, isso é um engodo. Sim, ele iniciou durante o Governo Temer, mas foi alterado no final dele, na transição com o governo Bolsonaro, através do Decreto 9.579, de 22 de novembro de 2018. Entretanto, foi durante a gestão de Bolsonaro que ele sofreu um boom, e posso atestar isso por eu, o escritor que vos fala, ter tido o privilégio de conhecer a Secretária Nacional de Atenção à Primeira infância, Luciana Lira, e realizar uma breve entrevista com ela, aonde falamos justamente sobre o "Criança Feliz. no meu canal oficial, Escritor Walter Luís:



Link: https://www.youtube.com/watch?v=uxf2GJhcuPg


Depois disso, meu contato com a Luciana, que é amiga da minha mãe, por sinal, ajudou o Isaac, um jornalista de direita, a fazer uma entrevista bem melhor com ela, no link abaixo. Recomendo, inclusive, que se inscreva no canal do Isaac:




Link: https://www.youtube.com/live/LtvcFEo6xMI


Resumindo o que o programa faz, nas palavras do próprio site: "Atualmente, o Criança Feliz atende 2.910 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal e conta com mais de 1,4 milhão de pessoas beneficiadas. Em 2021, o programa atingiu 1,2 milhão de famílias visitadas e ultrapassou a faixa de 50 milhões de visitas. Para ser considerado elegível, o município deve ter, pelo menos, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e 140 pessoas do público do programa inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Criança Feliz é 100% financiado pelo Governo Federal, que também realiza a gestão de acordo com a meta de atendimento estipulada de profissionais para as equipes de supervisão e visitação, com limite de 30 beneficiários por visitador. De forma que não é exigida contrapartida financeira do município, ou seja, não há custos para a gestão local."


Complementando, é dito no site que "O Programa Criança Feliz é formado por equipes de supervisores e visitadores que são capacitadas, para, assim, iniciarem as visitações. Semanalmente, os profissionais orientam as famílias sobre como melhor estimular as crianças, com foco na promoção do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos pequenos, por meio de atividades, brincadeiras, diálogo e acompanhamento."


Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2021/10/ministerio-da-cidadania-abre-vagas-para-municipios-aderirem-ao-crianca-feliz


Então, listei aqui, com muita facilidade, cinco coisas boas que o Governo Bolsonaro fez durante seu mandato. Isso serve pra jogar na cara de todo hater que fica apregoando que o Governo Bolsonaro foi "o apocalipse" e que "nada de bom foi feito". E digo mais: este artigo terá uma série de outros, pois, SIM, tem muito mais coisa boa pra listar, apenas aguarde os próximos capítulos!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page