top of page
  • Foto do escritorWalter Sabino

4 motivos porque o fracasso de Cuba não tem NADA a ver com o "embargo americano"

Quem nunca ouviu falar do "terrível" embargo americano contra Cuba?



A imagem acima, além de não fazer o menor sentido, não reflete a realidade, pois fica parecendo que Cuba é cercada por navios americanos e nenhum navio comercial entra ou sai, o que não tem NADA a ver com o embargo, que se resume aos Estados Unidos não comercializarem com Cuba e desincentivar aliados a fazerem o mesmo. Ah, e, diferente do que te fizeram acreditar, desde os anos 2000, os Estados Unidos vendem determinados produtos para Cuba, mesmo com embargo, como alimentos, produtos agrícolas e medicamentos.



E ainda tem outro detalhe MUITO importante: o embargo americano SÓ ocorreu porque Cuba nacionalizou propriedades americanas unilateralmente, incluindo até mesmo casas particulares, terrenos, e contas bancárias americanas sem dar justa compensação aos seus antigos donos. Ou seja, como todo bom comunista, Cuba ROUBOU propriedade privada alheia.


Para mais informações sobre o roubo da nacionalização cubana dos patrimônios americanos, o excelente vídeo do canal "Brasão de Armas" explica isso bem direitinho: https://www.youtube.com/watch?v=fTP294ODYwI


(preciso deixar claro, NOVAMENTE, que "não existe país santinho", seja ele Estados Unidos ou Cuba, mas esta informação nada muda em relação ao contexto deste artigo)


Mas, independente destes detalhes, mesmo que eu admita a premissa falsa de que Cuba não podia comprar ou vender NADA dos Estados ou de seus aliados ou usar o sistema financeiro pra contrair empréstimos e financiamentos dos mesmos, mesmo que eu suponha que Cuba não ROUBOU os Estados Unidos na cara dura, ainda assim a miséria de Cuba não tem NADA a ver com este embargo, o que será provado aqui, com "4 motivos porque o fracasso de Cuba não tem NADA a ver com o "embargo americano" ", começando com o motivo de que:


1) Culpar o embargo é admitir que Cuba depende do capitalismo


Este primeiro motivo é um tapa na cara dos defensores do socialismo de Cuba. Afinal, se o embargo dos Estados Unidos é tão "poderoso" a ponto de arruinar o "socialismo perfeito" cubano, então isso significa que defender que o embargo americano causou o fracasso cubano provaria que é "a ausência do capitalismo americano que impede Cuba de crescer!


"Ain, Walter, mas Cuba ficou desabastecida de itens necessários a sobreviver, etc."


Ué, que eu saiba, o comunismo NÃO precisaria do capitalismo, já que o capitalismo seria "a origem dos males". Então, isso significa que Cuba não precisaria de ninguém se eles mesmos trabalharem com o que possuem e "socializarem tudo", como um bom comunista alardeia, mas pratica apenas com os bens dos outros, nunca com os seus.


E nem venha me dizer que Cuba precisa dos produtos dos outros! Os índios, que são defendidos como a "utopia das sociedades primitivas livres do capitalismo", nunca precisaram dos produtos europeus pra sobreviver por centenas de anos no continente que ocupavam. Sobreviveram na miséria, certo, mas SOBREVIVERAM.


Ou seja, o capitalismo é ESSENCIAL e o combate a ele faz mal à sociedade, como até mesmo os delirantes defensores da teoria do "embargo americano contra Cuba" acabam admitindo, sem perceberem. Mas este foi só um dos motivos, porque ainda temos o fato de que...


2) Os outros países socialistas tiveram o mesmo fracasso


União Soviética (e seus satélites), Cuba, Venezuela, China, dentre outros países comunistas. O que eles tem em comum além de serem provas do fracasso comunista? O embargo americano? Não exatamente!


Apesar de determinados embargos e sanções americanos a estes países, nenhum deles possuem o mesmo tipo de embargo e sanções e alguns, inclusive, possuem laços comerciais, mesmo que restritos, com outros países capitalistas, principalmente. A União Soviética que o diga, chegando ao ponto de, hoje em dia, escravizar a Europa por monopolizar o fornecimento de gás a toda a Europa!



Então, vejam só! A União Soviética, mesmo tendo fracassado, pelo menos conseguiu contornar os embargos americanos e praticou muito CAPITALISMO com a Europa em geral, mesmo a Europa capitalista! Isso fez a União Soviética ganhar dinheiro por algum tempo, o que ajudou ela a ser evidência do próximo motivo de porque Cuba não fracassou por culpa do embargo americano, que era justamente o fato de que..


3) A União Soviética encheu Cuba de dinheiro


Aqui sepultamos de vez a narrativa mentirosa e ridícula de que o embargo americano arruinou Cuba. Cuba não tinha investimentos americanos e de seus aliados, mas a bufunfa soviética rolava solta em Cuba! E da forma mais lucrativa.. ops! capitalista.. ops! pseudo-socialista possível!


"É fácil constatar que Cuba contorna tranquilamente esse embargo há décadas, primeiro através dos investimento da União Soviética até 1991 e do comércio com o bloco de países que a compunham entre 1972 e 1989. Foram US$3 bilhões ao ano recebidos por Cuba vindos da URSS entre 1970 e 1991. Além disso, Cuba vendia açúcar acima do preço do mercado mundial à URSS e esta lhe vendia petróleo a preços ínfimos."


Mas, mesmo com todo este dinheiro, Cuba continuou pobre e miserável até hoje. Ou seja, Cuba não pode reclamar de embargo já que não faltou dinheiro! Isso apenas prova o último e definitivo motivo de como o embargo não é o culpado pelo fracasso cubano, já que...


4) A culpa é apenas do comunismo


Quando alguém tem uma empresa cheia de dinheiro e, mesmo assim, ela vai à falência, sem ter sido porque foi roubada ou sofreu com um cataclismo climático, então dá pra afirmar, sem dúvida alguma, de que o motivo da falência é unicamente devido à incompetência do dono desta empresa em administrar este dinheiro. E Cuba, como qualquer país comunista, se enquadra perfeitamente neste conceito.


O comunismo gera sempre uma ditadura, conforme provei em um de meus artigos. Além disso, a economia comunista é insustentável, já que detona o capitalismo, que é o motor do progresso. Assim sendo, é apenas o comunismo que é o responsável pelo fracasso cubano. Não é embargo, conforme foi provado por este artigo, nem falta de dinheiro, já que a União Soviética encheu Cuba de dinheiro, então só sobra o sistema econômico estatal: o comunismo.


Recomenda a excelente série de vídeos que o canal "Nômade sincero" fez sobre sua viagem à Cuba, onde ele mostra a miséria cubana através de seus moradores e evidencia, na prática, que o comunismo é o culpado, não o embargo!


Ou seja, comunismo é, literalmente, uma ROUBADA. Sem mais.

11 visualizações0 comentário
bottom of page