top of page
  • Foto do escritorWalter Sabino

4 fatos que provam que Bolsonaro nunca planejou golpe algum

Depois de dar espaço demais pro careca que acha que é imperador, melhor suavizar um pouco as coisas falando de gente realmente importante e bacana. Sim, nosso Bonorinho!


Segundo a esquerda, ele está pensando em fazer um golpe nesta foto! Pode "confiar".


Uma das narrativas mais ridículas e mentirosas que a esquerda e seus asseclas da extrema imprensa e seus peões isentões fizeram durante todos estes anos foi alardear que Bolsonaro queria fazer um golpe, que era golpista, que estava com um projeto de poder, blablabla, etc. Mas, passou o tempo e nunca houve golpe algum. Aí, resta a eles forçar a barra e dizer coisas do tipo:


"Ain, o careca não deixou, por isso ele não conseguiu" ou "Ain, ele tentou, mas as forças armadas não quiseram" e por aí vai. Ou seja, faltou provas, ainda assim eles afirmaram assim mesmo. Não aconteceu, mas não foi porque "nunca houve tentativa de golpe", foi apenas "porque ele não conseguiu". Mas é pra isto que estou aqui, para destruir narrativas mentirosas e me ater apenas aos FATOS reais da VIDA REAL. Assim sendo, listarei 5 fatos que provam que Bolsonaro nunca planejou golpe algum! Começando com o fato de que..


1) Ele favoreceu medidas que o enfraqueceram


Uma das primeiras coisas que um golpista ditador deseja é fortalecer seu poder. Afinal, o golpista quer suplantar o sistema de governo vigente e colocá-lo submetido ao seu próprio poder. Logo, a primeira coisa que o golpista precisa fazer é AUMENTAR O PRÓPRIO PODER! E até Lula admite que o Bolsonaro tinha POUCO PODER, tanto é que ele reclamou disso várias vezes, alegando que "quem mandava era o congresso"!




Eu nem preciso mencionar o "orçamento impositivo", que foi incentivado pelo próprio Bolsonaro para que o congresso forçasse suas emendas a serem aprovadas sem que o Executivo pudesse escolher dá-las ou não, como antes era feito e caracterizava o "toma-lá-da-cá" de antigamente e que Bolsonaro se esforçou ao máximo pra não precisar fazer.. Afinal, se o presidente podia escolher dar emendas ou não, ele tinha poder sobre o congresso. Sem este poder, Bolsonaro enfraqueceu a si mesmo e fortaleceu o congresso..



Neste mesmo link acima, é mostrado a oposição de Bolsonaro a um INCREMENTO no orçamento impositivo, mas apenas porque ele se referia às tais "emendas de relator", aquele tal de "orçamento secreto" que o Jair vetou e o Congresso derrubou o veto, sabe? Afinal, o Bolsonaro diminuiu seu poder e deixou o congresso aumentar seu poder, mas pra tudo tem limite, né?


Ou seja, o Jair deixou o Congresso crescer seus poderes até um certo ponto, ao invés de aumentar os seus. E isso quando não menciono o fato do STF ter crescido seu próprio poder e ter reduzido ainda mais o do Jair, o que só mostra que Bolsonaro não só diminuiu o próprio poder como ainda teve os outros dois poderes USURPANDO mais do seu poder. Então, como Bolsonaro estava planejando golpe sendo o único mais enfraquecido? Não faz o menor sentido! E ainda deixa de fazer ainda mais sentido quando sabemos que..


2) Ele diminuiu o tamanho do Estado


Sim, além de diminuir os próprios poderes, Bolsonaro também REDUZIU o tamanho do Estado! Uma das formas que ele fez isso foi cumprindo o que deu pra fazer em relação às promessas de campanha de PRIVATIZAÇÕES!



Temos aqui mais uma forma de Bolsonaro de tirar poder de si mesmo: ao entregar estatais ao controle privado, ele diminuiu sua capacidade de interferir na sociedade, tornando ainda mais difícil qualquer projeto de poder. Além disso, Bolsonaro também se esforçou pra outras coisas, como em diminuir regulações e em empoderar pessoas em detrimento do Estado. Por exemplo, quando ele criou a lei da liberdade econômica e isentou várias empresas de precisar de alvará para funcionar!



Sim, através da Medida provisória 881/2019, sancionada em 20/09/2019, várias empresas poderão ser abertas muito mais rapidamente, incentivando a economia e permitindo que o Estado interfira MENOS na sua capacidade de bancar o SEU negócio!



Ou seja, se você abriu ou foi beneficiado no seu bairro pela abertura de comércios, no período de 2019 pra cima, como pequenos restaurantes, padarias, pequenas lojas de departamento, tabacarias, salões de beleza e costureiras, AGRADEÇA ao Bonorito pois foi através DELE que fazer isso ficou muito mais barato e fácil!



Isso tudo enfraqueceu o poder do Estado sobre a população e FORTALECEU a população, já que diminuiu a capacidade do Estado de impedir a população de empreender. E ainda tivemos, pra fechar com chave de ouro, as iniciativas de Bolsonaro em DIMINUIR a participação do Estado em empresas como acionistas:



Diminuir a participação do Estado como acionista em empresas privadas diminui o poder deste mesmo Estado de interferir na economia e na sociedade. Totalmente oposto ao Lula, que tentou fazer isso na mesma Vale, no início de 2024, mas, por causa do mercado e de Bolsonaro, não conseguiu!



Ou seja, Bolsonaro diminuiu o tamanho do Estado e a participação do Estado na sociedade. Onde um golpista faria isso? Mais uma vez, não faz o menor sentido. Isso é reforçado pelo fato de que...


3) Ele nunca reforçou nenhum discurso de fechamento de congresso ou STF


Não adianta forçar a barra: Bolsonaro NUNCA, em momento algum, disse qualquer coisa em prol de ele fechar o congresso ou o STF durante todo o seu mandato..


"Ain, mas ele falou sobre fechar congresso mais de 10 anos atrás" Eu disse DURANTE o governo Bolsonaro, mimizento.


"Ain.. ain.. mas... mas ele disse que não via nada de mais os apoiadores pedirem para fechar congresso e STF!"



Sim, ele falou, e não tem nada de mais mesmo. Afinal, como mencionei no meu artigo anterior sobre as "estranhices" do Alexandre de Moraes, não há crime algum em querer coisas fora da constituição. Afinal, por exemplo, a marcha da maconha é AUTORIZADA pelo STF, mesmo portando maconha sendo CRIME no Brasil. Bolsonaro só falou em liberdade de expressão, se você ainda discorda que não existe esta liberdade, então pregue que pessoas defendendo drogas, aborto e outras coisas fora da lei sejam presas.. Ou só vale quando é feito por Bolsonaro?


"aiiin... Mas.. mas... Mas ele ATACOU o STF!! Xingou ministros!"


Então só o Bolsonaro xingou e atacou o STF, nunca um ministro do STF fez nada contra Bolsonaro, certo? Nem eles nunca deram motivos para serem xingados e criticados, certo? Errado.. Novamente, no meu artigo das "estranhices do Xandão", eu mostrei diversos crimes do STF, todos contra Bolsonaro e seus aliados. Temos ainda o STF usurpando poderes do Executivo e até do Congresso, chegando ao ponto de um dos STFs chamarem o STF de "poder moderador", o que NÃO existe em nossa constituição! E, como se não bastasse isso, os ministros do STF já xingaram Bolsonaro, direto ou indiretamente, várias vezes, veja só alguns exemplos:


Aqui, Barroso, do STF, chama Bolsonaro de "burro" e "com pouca civilidade (selvagem)". Mas a reportagem chama isso de "críticas de Barroso contra Bolsonaro", não chama de "ataque", nem de "ofensa".



Ou aqui, mais recente, onde Barroso afirmou que eles "derrotaram o bolsonarismo". Onde um ministro do STF pode afirmar que derrotou um dos lados da corrida eleitoral??



Ou quando Barroso chamou Bolsonaro de "inimigo a ser combatido", se colocou no lado do "bem" e o Lewandovski, outro ministro, chamou Bolsonaro de "genocida"?




Isto foi só o Barroso, ainda temos o ex ministro Celso de Melo, afirmando que Bolsonaro tem autoritarismo e transgrediu a constituição...



Eu poderia ficar aqui por horas mostrando outras ataques de outros ministros do STF contra Bolsonaro, principalmente se eu incluísse o Alexandre de Moraes nesta lista, mas veja que aqui o padrão se repete: estas falas dos STFs nunca são ataques contra a democracia, nunca são um poder atacando o outro, nunca são ataques, nunca são ofensas, são sempre "críticas". Ou seja, as falas do Bolsonaro não provam golpe nenhum, só demonstram a parcialidade da mídia em endeusar o STF e colocar o Bolsonaro como "saco de pancadas permitido" e qualquer reação ou crítica vinda do Bolsonaro sempre será ofensa ou ataque.


Aliás, mais uma evidência de que o Bolsonaro nunca conclamou golpe é um vídeo aonde ele interrompe um apoiador que queria gritar fechamento de STF e Bolsonaro corrige ele, falando que "isso não se faz, que não é pra fechar nada". Eu vi este vídeo em 2022, mas ainda não o encontrei. Quando eu o encontrar, editarei este artigo para mostrar este vídeo aqui.


Mas tudo o que falei aqui prova que o Bolsonaro NUNCA reforçou discurso algum de fechamento de STF e congresso. Além disso,


4) Ele sempre teve o discurso de "não sair das quatro linhas da constituição"


O Bolsonaro sempre falou em "fazer tudo dentro das quatro linhas da constituição". O STF, ao contrário, tem saído das 4 linhas várias vezes em seus inquéritos ilegais que já mencionei antes, então já fica evidente quem está fazendo algum tipo de golpe e não é o Bolsonaro..


Claro que meramente o Jair ficar com um discurso de "não sair das quatro linhas da constituição" não prova nada por si só. Mas este discurso dele, alinhado a todos os outros fatos anteriores, com o Jair enfraquecendo seus poderes, diminuído o tamanho do Estado e ainda nunca tendo tentado golpe algum mostra que o Jair realmente não saiu das quatro linhas da constituição, conforme seu discurso, e nunca tentou golpe algum.


"Ain, mas ele está INELEGÍVEL e.."


Inelegível por um "crime inventado" de reunir embaixadores para criticar as urnas eletrônicas, endeusadas como o novo santo Graal incriticável, mesmo as instituições devendo, SIM, serem criticadas pela sociedade. Eu não sabia, sinceramente, que em uma democracia LIVRE é proibido questionar o sistema eleitoral. Se vc acredita que deveria ser proibido, parabéns, a Venezuela está bem pertinho de você desta forma.. E não se esqueça que o Fachin, dias antes de Bolsonaro, fez uma evento com embaixadores. Então o Fachin pode e o Jair não pode? Menos, tá?


Então, até que se prove o contrário, Bolsonaro nunca tentou golpe algum. Ele fez seus 4 anos de governo sem tentar golpe, não impediu a sucessão presidencial, mesmo com os eventos MUITO estranhos da eleição de 2022, os quais ainda terão um artigo meu, e agora continua jogando as regras democráticas. Vc não precisa gostar do Bolsonaro, mas admita que ele nunca tentou golpe e os fatos falam por si só. Sem mais.

7 visualizações0 comentário
bottom of page