top of page
Foto do escritorWalter Sabino

4 elementos sensacionais da natureza que provam a necessidade da existência de Deus

Vou "divagar" um pouco dos assuntos que costumo abordar aqui, falando de um que me agrada muito: apologética cristã.



A apologética cristã trata da defesa da fé cristã baseada em argumentos racionais. Uma fé baseada apenas em puro achismo, em fé cega, não se sustenta por muito tempo e/ou gera um estado de alienação. Deus NUNCA nos pediu isso, muito pelo contrário, pois Ele nos capacitou a questionar e buscar a verdade e nunca negou os questionamentos do ser humano. Jesus, por exemplo, não se ofendeu quando o próprio João Batista veio até Ele e perguntou: "És tu aquele que estávamos esperando ou havemos de esperar outro?".


"E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?" Lucas 7:20


Totalmente diferente de certos "poderosos" humanos da política e do judiciário brasileiro, que não admitem questionamentos e se ofendem com legítimas críticas a seus "erros" (pra não dizer outra coisa).



Mas voltando ao nosso assunto, considero que o teísmo cristão podem ser facilmente defendidos com argumentos lógicos e racionais. Neste artigo, por exemplo, pretendo mostrar 4 elementos sensacionais da natureza que provam a necessidade da existência de Deus. Sim, "necessidade", nossa existência sem Deus não faz o menor sentido e aqui eu mostrarei apenas elementos da natureza que provam um dos vários argumentos a favor de Deus: o "Design Inteligente", onde se demonstra a necessidade de um criador devido a vários elementos da natureza que não fazem sentido sem terem sido "projetados", como, por exemplo..


1) As leis físicas do Universo


A tendência normal de tudo é de se degradar. Aparelhos domésticos se desgastam com o tempo e, um dia, quebram, por melhores que sejam. A tinta da parede vai ficando mais fraca e gasta, a comida apodrece com o tempo e nós envelhecemos até, um dia, morrer. Ou seja, o natural é que as coisas se desgastem e eventualmente deixem de existir, ou seja, a existência tende ao caos. MAS, mesmo com esta tendência, temos uma existência ORDEIRA, com leis físicas colocando tudo no lugar, a ainda incompreendida gravidade nos mantendo no chão e até mesmo o que enxergamos nos permite sobreviver. Afinal, imagine só se nosso olhos fossem capazes de ver o microscópico que está à nossa volta - como vírus, bactérias, moléculas, etc. - e a todos os espectros da luz? Não iríamos ser capazes de sequer manter nossos olhos abertos por muito tempo. Se duvida, só imagine um epiléptico tentando ver um vídeo com luzes de várias cores piscando. Pois é.


Ou seja, mesmo com a tendência natural das coisas para a destruição, temos uma série de leis que colocam ordem no universo e nos permitem viver nele. Os seres humanos são finitos, mas há um sistema de procriação que gera novos seres humanos a partir dos anteriores para perpetuar a espécie e tudo o que morre na natureza ajuda na manutenção do que permanece e segue adiante. Todo este sistema não tem como ter sido gerado pelo "acaso". Somente um designer especialmente meticuloso poderia ter planejado este sistema. Mas ainda temos mais elementos como o...


2) O DNA humano


Sabe aquela dupla hélice que você conheceu na escola, que chamam de "DNA"? Ela é BEM mais complexa do que você pensa. Por causa disso, e também porque Biologia NUNCA foi meu forte, tentarei resumir de forma simples, para fácil entendimento.


O DNA é como se fosse um sistema de dados computacional dentro do corpo humano. Existem cinco tipos diferentes de "bases nitrogenadas", que nada mais são do que moléculas compostas de nitrogênio, carbono, oxigênio e hidrogênio, chamados de Citosina (C), timina (T), adenina (A) e a guanina (G) e cada base destas se associa a um grupo fosfato, que é uma molécula composta por oxigênio, hidrogênio e fósforo, e a uma pentose, que é uma molécula composta de hidrogênio e oxigênio, formando o que chamamos de NUCLEOTÍDEO. O DNA é composto de vários destes nucleotídeos. Ou seja, os nucleotídeos são como moléculas que guardam DADOS.



Assim como em um computador, onde todos os arquivos que você utiliza são combinações de "0"s e "1"s (bits), o DNA é formado por uma combinação de nucleotídeos contendo uma destas quatro bases nitrogenadas e, dependendo da combinação, informações diferentes são armazenadas.


Sabemos que é através dos genes que se definem todas as suas características físicas, até mesmo a presença ou ausência de determinadas doenças, como, por exemplo, quem tem síndrome de Down possui um cromossomo a mais no par 21. CADA gene é composto de centenas ou até MILHARES de pares de nucleotídeos, sempre combinando-se suas bases Adenina com Timina ou Citosina com Guanina. Considere que o ser humano possui 46 cromossomos - 23 herdados do pai e 23 da mãe -, e que CADA cromossomo possui de centenas a milhares de genes. Ou seja, fazendo um cálculo grosseiro, supondo que cada cromossomo tenha 1000 genes e que cada gene tenha 1000 nucleotídeos, então temos que todos os 46 cromossomos de UMA CÉLULA possuem 46 X1000 X1000 = 46.000.000 de nucleotídeos!!! Considerando que um livro normal tem em torno de 64.500 palavras, em média, e que cada palavra, em média, teria umas, vamos chutar, 6 letras, temos que um livro normal tem em torno de 64500 X 6 = 387.000 letras. Então, termos em média 46 milhões de nucleotídeos em CADA célula, cada um sendo uma fonte de informação, só em uma célula você tem mais informação do que em 46.000.000 / 387.000 = 118 livros do tamanho do livro médio mencionado acima! E olhe que eu dividi o número de nucleotídeos, que armazenam informações, com o número de LETRAS de um livro, se eu dividisse pelo número de palavras, já que nenhuma letra é informação, por si só, teríamos ainda mais livros por célula. Ou seja, o resumo da ópera é que, em uma célula humana, temos material genético digno de uma ala de uma BIBLIOTECA! Como o DNA humana pode ser mera obra do acaso, e não obra de um BIBLIOTECÁRIO extremamente hábil??



O finado e saudoso Dr. Enéas, que era muito inteligente, acreditava em Deus e existe na internet uma aula gravada aonde ele usa este tipo de raciocínio para evidenciar sua crença em Deus. Ele, inclusive, usa números muito maiores dos que eu usei, o que reforça ainda mais o meu argumento aqui. Vale a pena assistir, antes de prosseguir: https://www.youtube.com/watch?v=8OQGUL9ZE0I


Eu considero só estes dois elementos suficientes, mas eu quero citar os outros dois, que são maravilhosos, sendo um deles...


3) As cores da natureza


Um detalhe muito interessante, que vemos o tempo todo, mas não costumamos perceber, é que toda a natureza é extremamente colorida! E não só colorida, mas colorida de uma forma harmonicamente artística! Veja a imagem abaixo desta simples borboleta, por exemplo:



Repare como há uma variedade de cores espalhadas, com muitos padrões dignos de uma pintura. Não é à toa que os quadros mais bonitos são aqueles que possuem uma boa harmonia de cores e ninguém acredita que uma pintura bonita pode ter sido "obra do acaso". Sempre se procura pelo seu "autor". Pois bem, se temos autores talentosos que pintaram quadros belos, como não considerar a imagem desta borboleta uma bela pintura e, consequentemente, não acreditar que este padrão de cores foi "planejado pelo artista mestre da criação", mais conhecido como Deus?


Conseguimos visualizar um padrão artístico já em um animal pequeno como uma borboleta e muitos outros, imagine quando consideramos uma PAISAGEM MAIOR? Aqui também temos uma harmonia de cores belíssima, por exemplo:



Temos um céu com tonalidades leves, uma água com tonalidades leves, plantas com vários tons de verde, rochas com tonalidades escuras e flores coloridas que dão um toque final à paisagem. Nunca parou para se perguntar porque todas estas cores aparecem ali? Porque elas embelezam a paisagem e porque elas nos são tão agradáveis para nossa visão, de forma a nos relaxar na mera contemplação dos mesmos? Isso aqui é ARTE VIVA e não há como esta arte, tanto no micro, na forma dos vários animais, pequenos, médios ou grandes, como no macro, na junção de animais, vegetais e minerais, numa verdadeira harmonia colorida, ter sido obra do acaso. Isso aqui é a manifestação de um artista extremamente talentoso, que só pode ter sido quem criou tudo isto. Ou seja, Deus.


Mas ainda há um último elemento ainda mais espetacular que evidencia a existência de Deus, que é..


4) A geometria da natureza


Outra coisa que eu duvido que você tenha notado até então é que TUDO na natureza, além de seguir uma harmonia de cores, conforme o elemento anterior deste artigo, segue também uma espetacular GEOMETRIA! Linhas retas, linhas curvas, triângulos, círculos ovais ou uma combinação destes, formam tudo o que você encontra na natureza, de uma forma não só funcional como, principalmente, de estética. Duvida? Saca só esta flor aqui:



Olhe com atenção. Temos uma simples, mas bela, flor, onde cada pétala tem um padrão oval maior na ponta e menor na base, com várias pétalas à sua volta, com uma simetria impressionante entre elas. E, dentro da flor, temos pequenas flores amarelas (que, na verdade, são as verdadeiras flores aqui), que possuem simetria e forma parecidas com as pétalas maiores, mas possuem cores diferentes. Ou seja, apenas na flor, vemos uma geometria artística e funcional que faz a flor não só sobreviver, como ser BELA. E não se esqueça das folhas ali embaixo, pontudas, em formato triangular, levemente circular nos lados, o que a diferencia das falsas e verdadeiras pétalas da flor acima. Tudo isso com um geometria simétrica e bela!


Não é à toa que os jogos que geram arte na tela do seu computador usam POLÍGONOS para criar os personagens! O ser humano, assim como o criador, também usa a geometria para criar arte e dar vida a coisas. A semelhança com o Criador que o ser humano tem ainda existe, só se encontra ofuscada em alguns momentos..



Então, temos uma natureza com leis físicas que impedem que o caos impere e exigem um planejador extremamente hábil, temos um DNA cheio de informações que exige um escritor e bibliotecário extremamente hábil, temos uma natureza cheia de cores harmoniosas dignas de um artista excepcional e tudo isso desenhado com geometria que é funcional e também bela, como uma planta feita por um arquiteto e designer extremamente hábil. Com tudo isso em mente, como imaginar nossa existência como sendo vinda do acaso e não de um ser infinitamente superior e que, além de criar tudo e todos, ainda criou tudo harmonioso e belo? Ele está por aí, toda a natureza tem a assinatura do seu criador, o único Deus, criador dos céus e da Terra e de tudo o que neles há! Basta olhar à sua volta e você verá a obra Dele. E saiba que Ele não criaria toda esta beleza se não quisesse o seu bem: busque a Ele e você o achará!


"E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

Jeremias 29:13


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page